segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Luziânia Verdade apresenta sua primeira colunista.

O Blog de notícias de Luziânia começa a se expandir e passa a ter mais expressão na cidade. Nosso objetivo era o de conseguir com que os luzianiaenses tivessem opção de temas relacionados com a nossa cidade na internet e que os asuntos fossem abordados com seriedade e principalmente qualidade.
Temos o prazer de iniciar mais um serviço de utilidade pública por inserir uma colunista no nosso Blog. Os assuntos abordados será a preocupação ambiental. Todas as postagens poderão ser comentadas. Você dará sua opinião sobre os assuntos e poderá sugerir novos temas. Por isso apresentamos Wilma do Lago. Veja suas realizações e confiram que ela realmente têm propriedade para falar do assunto. Seja Muito Bem vinda Wilma.

WILMA DO LAGO, natural de Centenário do Sul – Paraná. Residiu em Luziânia de 1995 a 1998 quando participou da equipe que realizou o diagnóstico participativo para realização do Plano Diretor de Luziânia. Mudou-se para a cidade de Ouro Preto do Oeste – Rondônia em dezembro deste mesmo ano com o propósito de trabalhar na área de Gestão Ambiental e Turismo Sustentável.

Em 1.999 instituiu a 2ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Rondônia – RPPN VALE DAS ANTAS na cidade de Teixeirópolis de propriedade do Sr. Marliz Henrique do Lago bem como, o primeiro Centro de Referência do Movimento de Cidadania pelas Águas do Estado de Rondônia.

Neste mesmo ano iniciou um Projeto de Educação Ambiental no Educandário Curumim e também realizou ciclos de palestras nas escolas da rede pública da Região da Grande Ouro Preto.

Deu consultoria para implantação da Cooperativa de Múltiplos Trabalhos do Município de Jarú.

No ano de 2.000 trabalhou como voluntária na Associação Pestalozzi de Ouro Preto do Oeste bem como, deu consultoria à Fundação Wilma Zerminiani.

Em 2001 foi nomeada para Comissão Provisória de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local.

Neste mesmo ano foi nomeada Coordenadora do Meio Ambiente e Turismo de Ouro Preto do Oeste, quando realizou a “Oficina de implementação do Programa Nacional de Municipalização de Turismo – PNMT” e representou o Estado de Rondônia no VII Encontro do Programa Nacional de Municipalização do Turismo em Brasília – DF, com um estande levando as potencialidades turísticas do nosso Estado.

Realizou também a oficina de implementação do “Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Grande Ouro Preto” o qual foi nomeada coordenadora do mesmo.

Em 2002 participou da Rio+10 na cidade do Rio de Janeiro apresentando um estande com os Resultados/Atividades do Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Grande Ouro Preto e as potencialidades eco-turístico da região.

Em 2002/2003 coordenou o Projeto de Gestão Ambiental Integrada da Grande Ouro Preto - PGAI-GOP (Banco Mundial – SPRN/MMA) bem como, implantou Plano de Gestão Compartilhada da Reserva Chico Mendes, o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, a Comissão Municipal de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda-21 Local.

Em meados de 2003 realizou visita técnica e de intercâmbio na Costa Rica a fim de conhecer os projetos desenvolvidos na região e identificar potenciais e similaridades para implementação de projetos de igual caráter na região da Grande Ouro Preto.

Encaminhou à Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste o Projeto de Lei que cria o “Arcabouço Legal” do município "Dispõe sobre a Política Municipal de Meio Ambiente do Município de Ouro Preto do Oeste, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, instituindo o Sistema Municipal de Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente e dá outras providências”.

Até o ano de2005 esteve como Coordenadora do Meio Ambiente e Turismo; Coordenadora do Projeto Agenda-21 Local – “Sustentabilidade com Cidadania”; Coordenadora do Projeto de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; Presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável e integra o Grupo de Trabalho do Subprograma de Políticas de Recursos Naturais – SPRN do Ministério do Meio Ambiente no Estado de Rondônia.

Atualmente (desde fevereiro de 2006) atua como Gerente de Gestão dos Recursos Hídricos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Luziânia. Coordenou os trabalhos de elaboração do Projeto de Lei que criou o Arcabouço Legal do Município com a implantação de políticas Públicas na gestão ambiental.Coordena as ações de Educação Ambiental, Projeto de Implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM de Luziânia, bem como está como interlocutora do Ministério da Justiça para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI.

Realiza palestras nas áreas de Gestão dos Resíduos Sólidos, Gestão dos Recursos Hídricos, Cooperativismo, Associativismo, Introdução da Educação no Processo de Educação Ambiental, Implementação de Pólos de Agro-eco-turismo e Turismo Sustentável.

4 comentários:

Anônimo disse...

MARAVILHOSA ESTA MULHER!!!!!
DISPENSA QUALQUER COMENTARIO!!!
E AÍ PREFEITO TEM ALGUÉM MAIS COMPETENTE AÍ?!
PESSOAS ASSIM É QUE ELEVAM O NOME DO NOSSO MUNICÍPIO.

Anônimo disse...

parabéns prefeito pela secretária do meio ambiente...ela só pode ser nossa secretária!!!!!!!!

SILVANA disse...

EU A CONHEÇO... MAS ELA NÃO É SECRETÁRIA ,PENA PRA LUZIANIA!!

Anônimo disse...

Wilma é uma mulher de muita garra e competência. Só quem teve a possibilidade de conhecer e conviver com ela percebe o ser humano incrível, que irradia alegria e amor a vida.

Amo você!