quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Aberta a Exposição Coletiva dos Artistas da ALUAPLA



Por Arley da Cruz

Ontem a noite na galeria de artes José Dilermando Meireles, foi aberta a exposição da Aluapla (Associação Luzianiense dos Artistas Plásticos), exposição esta que faz parte das comemorações em homenagem aos 262 anos de Luziânia.

A exposição foi aberta às 20:30 e contou com a presença de vários artistas, do diretor de cultura José Alfio e de outras pessoas da comunidade. Na abertura o diretor de cultura fez um breve balanço do que foi realizado pelo departamento de cultura e dos projetos em andamento, destacando-se a criação de outras associações como a de teatro e dos músicos. Logo após a presidente da associação, Marlene Araújo, recitou um pequeno poema que é o tema da sua tela em exposição. Após a breve abertura, foi servido um coquetel aos presentes, que se deliciaram com salgadinhos e artes.

Pode-se destacar nessa exposição, uma pequena evolução no conceito de artes plásticas da cidade. Já não era sem tempo. Estávamos cansados de tantos ibiscos e igrejas nas telas. Destacou-se as telas do Japão e de Maria Alice, ganharam local de destaque merecido na galeria. Logo quando se chega á porta da galeria você consegue ver três lindas telas em estilo abstrato que são representativos de uma nova maneira de pintar em Luziânia. Não fugimos ainda do clichê das igrejas, casarões antigos e temas religiosos. Mas já sentimos uma brisa de mudança nos conceitos sobre a arte na cidade. Esperamos que esta brisa possa atingir também as autoridades no que diz respeito ao incentivo que dão à cultura em Luziânia. Isso deve ser feito, pois ceder a galeria de artes para uma exposição é o mínimo a ser feito por uma secretária de cultura, não se está fazendo nada de mais. Tampouco é uma caridade oferecer um coquetel e funcionários para cuidar da mostra. A título de nota, gostaríamos de citar que apenas o vereador Gastão Leite, como sempre faz, compareceu à abertura da exposição. Outros poderiam começar sua vereança por se interessar pela cultura. É um bom começo.

A exposição ficará aberta até o dia 31 de dezembro e a galeria fica aberta no ginásio de esportes do centro poliesportivo de Luziânia em horário comercial.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Cultura em desuso em Luziânia


Por Arley da Cruz

NÃO!!! Essa é a mais recorrente expressão de apoio que recebem os artistas da região de Luziânia quando solicitam ajuda dos que deveriam apoiá-los. Isso não é novidade nenhuma. Já faz muito tempo que o tema cultural não têm sido abordado na cidade. O último forúm de cultura aconteceu a muito tempo e as ações sugeridas foram muito pouco praticadas principalmente por falta de verbas para a cultura. De várias formas a população de Luziânia pode sentir a falta de incentivo à Cultura. Quando tempo faz qua não vemos um bom show musical? Quando digo bom me refiro a "bom", no pleno sentido da palavra, onde não se inclui os ditos espetáculos qua são apresentados nas festas tidas como "sertanejas e universitárias". Não são nem uma coisa nem outra. As músicas que esses artistas cantam são remakes mal executados de músicas que já fizeram sucesso no passado na voz de outros artistas e que esses ditos cantores as usam e atribuem o sucesso à eles mesmos; Santa ignorância. O pior são os idiotas que escutam compram e admiram essas porcarias de músicas sem sentido na maioria das vezes. Mais isso tudo é o reflexo da falta de cultura própria. Falta da chamada 'Identidade Cultural'. Isso aí. Essa Identidade só é adquirida quando se esforça para passar de uns paro os outros. Agora o que essa nova geração de jovens passarão para os seus filhos? Abelbeetle? Muitos de nós ainda gostam de boa música e de ver uma bela arte, mas são poucos. Esperamos que os novos administradores de Luziânia possam fazer em 2009 uma revolução cultural em nossa cidade. Precisamos.