sexta-feira, 12 de março de 2010

As coisas boas de Luziânia

Hoje é sexta-feira! Muito bem, chegou nosso fim de semana. As preocupações chegam com ele, o fim de semana. Mais hoje não estou afim de falar das coisas más de Luziânia. Não. Vou falar das coisas boas e bonitas da cidade. Uma das coisas mais legais que encontramos em Luziânia é o centro histórico da cidade.
 O que resta da cidade antiga de Santa Luzia é um primor. Quando deixamos de lado o olhar mais apurado nos detalhes vemos ainda uma arquitetura linda, simples sim, mais muito bonita. As casas da rua do Rosário, a principal reserva de casas coloniais da cidade nos remetem aos dias auréos da criação de Santa Luzia. A Casa sa Cultura (http://www.casadaculturadeluziania.blogspot.com/) ainda está sendo usada muito bem para divulgar nossa história. Lá encontramos objetos históricos e referências de nossa cultura já secular.

Subindo a rua do Rosário temos do lado direito uma casa bem simples mais que contém uma importante história. Lá foi a casa de DJ Oliveira, expoente da nossa cultura. Apesar de estar sem manutenção a muito tempo, ela ainda transpira arte. Talvez um dia possamos ver algum museu ou memorial ao gênio das artes plásticas que tivemos o prazer de ter como morada a nossa cidade.

 No alto do rosário está o predio mais importante da arquitetura colonial de Luziânia, a igreja do Rosário. Ela ainda está lá. Seu entorno já está muito descaracterizado, infelizmente. Ela resiste. Não sei por quanto tempo. Por isso se você passar por lá, tire uma foto, faça um vídeo e guarde com carinho. Talvez seja a última. Ela pode não estar lá mais seja pela ação do tempo ou pela estupidez do homem. Ainda temos muitas outras paisagens lindas de viver. É Verdade! Olhe com amor para enxergar.
No próximo post vou analisar outras belezas de Luziânia ou quem sabe falar de outra coisa, o que você acha?