quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Aberta a Exposição Coletiva dos Artistas da ALUAPLA



Por Arley da Cruz

Ontem a noite na galeria de artes José Dilermando Meireles, foi aberta a exposição da Aluapla (Associação Luzianiense dos Artistas Plásticos), exposição esta que faz parte das comemorações em homenagem aos 262 anos de Luziânia.

A exposição foi aberta às 20:30 e contou com a presença de vários artistas, do diretor de cultura José Alfio e de outras pessoas da comunidade. Na abertura o diretor de cultura fez um breve balanço do que foi realizado pelo departamento de cultura e dos projetos em andamento, destacando-se a criação de outras associações como a de teatro e dos músicos. Logo após a presidente da associação, Marlene Araújo, recitou um pequeno poema que é o tema da sua tela em exposição. Após a breve abertura, foi servido um coquetel aos presentes, que se deliciaram com salgadinhos e artes.

Pode-se destacar nessa exposição, uma pequena evolução no conceito de artes plásticas da cidade. Já não era sem tempo. Estávamos cansados de tantos ibiscos e igrejas nas telas. Destacou-se as telas do Japão e de Maria Alice, ganharam local de destaque merecido na galeria. Logo quando se chega á porta da galeria você consegue ver três lindas telas em estilo abstrato que são representativos de uma nova maneira de pintar em Luziânia. Não fugimos ainda do clichê das igrejas, casarões antigos e temas religiosos. Mas já sentimos uma brisa de mudança nos conceitos sobre a arte na cidade. Esperamos que esta brisa possa atingir também as autoridades no que diz respeito ao incentivo que dão à cultura em Luziânia. Isso deve ser feito, pois ceder a galeria de artes para uma exposição é o mínimo a ser feito por uma secretária de cultura, não se está fazendo nada de mais. Tampouco é uma caridade oferecer um coquetel e funcionários para cuidar da mostra. A título de nota, gostaríamos de citar que apenas o vereador Gastão Leite, como sempre faz, compareceu à abertura da exposição. Outros poderiam começar sua vereança por se interessar pela cultura. É um bom começo.

A exposição ficará aberta até o dia 31 de dezembro e a galeria fica aberta no ginásio de esportes do centro poliesportivo de Luziânia em horário comercial.

Nenhum comentário: