Presidente Lula quer incentivos para a retomada do mercado cinematográfico brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR
“É preciso fazer um mapeamento para identificar as causas que levaram a este problema sem ar de lamentação.”
Lula explicou ser necessário, nessa questão, que o poder público sinalize aos investidores a importância de oferecer mais salas de projeções, sem a cobrança de ISS e ICMS, e que os cinemas possam ser um ponto de atração do público. Que motive o cidadão deixar sua casa, enfrentar o transporte e pagar pelo ingresso para assistir ao filme. Para o presidente, essa conjugação de fatores poderá retomar o mercado cinematográfico brasileiro.
Ele contou que o filme “Cinema Paradiso” espelhou um pouco sua história. Nos anos 60, assistia fitas projetadas nas paredes de pequenos comércios e o áudio tinha pouca qualidade. “Quando assisti ao filme Cinema Paradiso, eu chorei. A história daquele menino era um pouco a minha história”, explicou.
Naquela época, conforme contou, ia ao cinema de terno e gravata que era emprestado pelo amigo Cláudio. Lula tratava o amigo com carinho, pois acreditava que se ele ficasse zangado pegaria a roupa de volta. O presidente fez questão de narrar estas dificuldades, inclusive com um pouco de nostalgia, para mostrar a plateia que se concentrava em Luziânia aquilo que é necessário fazer neste momento para a retomada deste mercado.
Ele acredita que a televisão foi outro fator que tirou o público das salas de projeções. Para o cidadão, o conforto da casa com um aparelho de televisão à frente assistindo novela ou outro programa é incentivo para não ir ao cinema. E, conforme assinalou, o controle remoto diminuiu ainda mais as chances de assistir filmes nos telões. Porém, ele aposta na inversão desta situação. Lula pediu também que a MP a ser encaminhada ao Congresso Nacional seja aprovada ainda este ano.
Fonte, Blog do Planalto.
Um comentário:
Olá!
Meu nome é Ana Stein, faço parte do grupo TV1 que está produzindo o Portal Brasil (www.brasil.gov.br), um projeto da SECOM (Secretaria da Comunicação da Presidência da República) e estou fazendo uma pesquisa de imagens sobre o turismo em Goiás e DF.
Pesquisando no seu blog vi que você possui imagens interessantes de Luizânia e gostaria de saber se você pode disponibilizá-las para o conteúdo do site.
As imagens serão utilizadas na internet, em baixa resolução (1000 pixels no maior lado e 72 dpi), como forma de disseminar o acesso à cultura.
As fotos serão devidamente creditadas com todos os contatos que preferir divulgar.
Ficamos à disposição para qualquer informação adicional assim como no aguardo de seu retorno.
Obrigada,
Ana Stein
email:
astein@tv1editorial.com.br
Postar um comentário